★ Twin Fashion ★: Fato Macacão / Jardineira

Welcome... Sejam Benvindos


"A moda é a melhor ferramenta, para nos ajudar a sonhar" Giorgio Armani

Este blog foi criado com muito carinho a pensar em todas as mulheres que tal como nós apreciam a moda. Nele falamos de temas relacionados com a moda e da história de cada tendência, enquadrando os diversos modelos e padrões existentes.

O blog foi criado em 2012, mas, devido á projectos pessoais e a correria do dia-a-dia tivemos que dar uma pausa com as publicações. Essa pausa demorou mais tempo do que o previsto mas, de certa forma, serviu para amadurecermos pessoalmente, profissionalmente e até no que toca ao mundo da moda.

Somos a Andreia e a Andreza e agradecemos por estarem a visitar o nosso blog.

Sejam Benvindos!




sexta-feira, 1 de julho de 2016

Fato Macacão / Jardineira


Olá queridas (os)! Esperamos que estejam bem. Como já é de habito não podemos deixar terminar a semana sem uma nova publicação. Para esta semana escolhemos a tendência do Fato Macacão também chamada de Jardineira. Toda roupa tem uma história e essa peça mágica não foge a regra. 

O Fato macacão surgiu em 1971, feito de uma peça única elaborada em tecido resistente nomeadamente sarja, jeans e até de linho. Peça de carácter utilitário, muito usada por homens, começou a ser usada durante a Primeira Guerra Mundial (1916) por mulheres na Inglaterra, quando elas partiam para os trabalhos nas fábricas. Nos anos 20 o seu uso tornou-se muito comum por mecânicos, nos Estados Unidos como roupa de protecção.


Com o passar dos anos o modelo foi sofrendo algumas alterações:

- Nos anos 30 a peça tornou-se uma solução prática e confortável para o uso em crianças. O nome macacão é mais recente, nessa época o nome dado era jardineira apenas. 

- Nos anos era 60 inicialmente usado para praticar esqui por ser casual e confortável, logo se tornou artigo de moda, com cortes e detalhes diferentes. 

- Nos anos 70 Elvis Presley o tornou mais popular e ele foi reformulado e reinterpretado, surgindo assim, novas versões com texturas, diversos modelos e formatos para noite e também mais aberto na parte de baixo, estilo pantalona. 


Desde há algumas temporadas que vemos fato macacão nas passarelas e já se vê muitos deles nas festas, lojas e nas ruas. Fazem parte do guarda-fato da maior parte das mulheres e raramente as mulheres erram na escolha dessa tendência.
Hoje em dia temos várias cores e padrões, modelos mais elaborados e fluidos, que podem ser usados em diversas ocasiões, basta saberem escolher os tecidos e acessórios mais adequados.
Nenhuma mulher resiste à essa tendência. Como gostamos de experimentar tudo, não ficamos de fora...  

Confiram os nossos modelitos: 













Cores como verde, rosa, laranja, amarela… são usadas mais no verão. O modelo casula para passeios à tarde e o mais sofisticado para saírem a noite. Ainda existe o estilo short, fato macacão curto, muito usado em férias, passeios no centro comercial, convívios familiares, etc. Há para todos os gostos e ocasiões, desde o mais casula e básico ao mais chic e elaborado.

Em termos de cortes, vamos encontra-los na versão do momento, bastante folgado e não tão justo, alguns deles com cinto na cintura que ajudam a delinear a silhueta. Um modelo também muito adaptado usado pelas mulheres mais magras é o macacão com a parte das calças compridas cortadas em estilo cenoura, ficam mais folgados na parte das ancas e mais justos em baixo, aumentam proporcionalmente a região do quadril.


Nos desfiles de moda



Nas Celebridades


Como viram, todas as mulheres podem usar. Há inúmeros modelos e cores, só temos que ter em atenção o tipo de corpo que temos e qual a melhor cor a usar. Cada estilo deve ser proporcional ao tipo de corpo que se têm.

Olhem para as nossas divas lindas e poderosas...




Dicas:
- O macacão pode ser combinado com sandálias para o dia-a-dia de salto baixo,  com sandálias plataformas e até mesmo com sapatos fechados. 

- Para sair a noite, invistam em sandálias mais elegantes, com salto fino, que acrescentem mais glamour ao fato macacão que escolherem.

-  O macacão tipo pantalona compõe looks ultra modernos e fica muito bem com bolsas médias ou até com bolsas tamanho maxi e acessórios marcantes, como pulseiras e colares grandes (dependendo do tipo de corpo).

- As mulheres que vestem size plus podem apostar em modelos com padrões pequenos e fundos escuros, que ficarão lindas.

- Para manterem a essência dessa peça divinal, se o fato macacão não for tão largo evitem usar blusa ou camisa por baixo, principalmente se ela tiver muito volume.

- Para os dias de muito calor, podem investir no macacão modelo pirata, poderá ser a vossa companhia nos dias de calor. 


As nossas sugestões: 


 
Trata-se de uma variação do fato. Como já referimos, o modelo vem sofrendo alterações. Nesse modelo a parte da calça segue até a metade da perna garantindo ventilação ao corpo e permitindo combinações com sandálias rasas e ténis, modelo ideal para as mulheres que não desejam expor tanto as pernas como no modelo de macacão curto.

A tendência actual aceita desde os tons lisos aos padrões florais e grafismos. Contudo, a cor preta é a prova de erros, emagrece e sempre garante um look misterioso e elegante. Os modelos de alça, tomara que caia (cai-cai) ou estilo regata também são recomendados.

O macacão jeans é o mais famoso e consagrado de todos. Normalmente combina com tudo e se harmoniza fácil nos ambientes mais informais, mas é óbvio que ele também mereceu novas versões e pode ser encontrado em estilos mais glamourosos, pode ser combinado com grandes colares, cintos, pulseiras e lenços, seja com acessórios no cabelo ou agarrados à própria peça.

É hora de penar no modelo que mais vos agrada, porque é muito provável que vão entrar em um deles e não querer sair mais. Poucas são as peças do vestuário que conseguem reunir elegância e conforto num mesmo pano, deixando a mulher elegante e gostosa ao mesmo tempo. Verdade seja dita!

Qualquer um dos modelos que escolherem, saibam que as texturas, aplicações e pedrarias são permitidas e até recomendadas, nada melhor que dar uma repaginação da peça, ou seja adaptarmos para torna-la diferente.

Amores! Esperamos que tenham gostado da história dessa linda tendência. Usem sem medo de errar!

Beijinhos e Pipocas.